O Núcleo Barro 3 é um coletivo de teatro sediado em São Paulo. Desde de sua criação em 2016, tem desenvolvido como fundamento para a cena um conjunto diverso de procedimentos e experimentações que, em grande medida, tem forjado seus meios e modos de criar artisticamente.
É preciso fazer perguntas ao nosso tempo
Os trabalhos partem sempre de inquietações sobre a realidade vivida, em uma tentativa de, pela linguagem da cena, suscitar formas de problematizar questões que, de algum modo, atravessam nossa temporalidade histórica. A partir disso, reunimos obras e autores que possam dar suporte às nossas indagações.
"A rua é o único campo de experiência legítimo."
André Breton
Sendo o espaço urbano produtor e produto das contradições da sociedade em que estamos inseridos, este se torna alvo de derivas - caminhar na cidade - que permitem experiências imersivas por meio da presença ativa de nossos corpos e subjetividades na materialidade da cidade.
Performando outras possibilidades de cidade
Desse caldo de vivências e reflexões, elaboramos programas performativos que orientam ações no espaço urbano e nas relações existentes entre seus sujeitos.
Dramaturgias tecidas a partir de nossas experiência no espaço
A cada experimento, escrevemos e trocamos cartas que buscam reunir sensações, constatações ou novas indagações, na intenção de que esses registros movimentem diálogos entre as artistas e os artistas em direção às futuras etapas do processo. Todos esses procedimentos convergem para escritas dramatúrgicas autorais que, por sua vez, contribuem para o processo de criação dos espetáculos.
Pelo movimento gradual de constante aproximação e distanciamento sobre nosso fazer teatral, esse conjunto de procedimentos foi sendo compreendido como algo que nos traz contornos e nos une enquanto coletivo. Reconhecemos a deriva, a performance, a partilha de cartas, a escrita dramatúrgica e a cena como ações artísticas independentes - isto é, constituem em si uma totalidade - ao passo que, interligadas, nutrem o processo de criação dos espetáculos. Junto a isso, à medida que desenvolvemos nossas pesquisas, sentimos um interesse profundo em partilhar nossas experiências por meio de ações fundamentadas em uma perspectiva artístico-pedagógica. Desse modo, transitamos entre a criação em arte, a pesquisa acadêmica e a pedagogia da cena como forma de gerar diálogos profícuos entre essas áreas do conhecimento.