A pandemia de COVID-19, cujo início data no primeiro trimestre de 2020, reverberou em todos os setores sociais e o cultural não ficou apartado. Fomos impelidos a buscar outros meios e modos de seguir refletindo, criando e produzindo teatro. A linguagem audiovisual foi o caminho encontrado por muitos de nós. Não fizemos cinema, nos propusemos a seguir criando a partir da linguagem que estrutura nossas pesquisas, lançando mão da tecnologia para gerar acesso e manter os diálogos acesos, vivos num momento de dores profundas e das mais variadas ordens.

Assim, o Núcleo Barro 3 produziu ao longo de 2021, dois trabalhos que estão dentro dessa perspectiva, ambos subsidiados pela lei emergencial Aldir Blanc e cujos processos de pesquisa e criação já estavam em andamento: Aos Professores Online, uma microssérie em três episódios, oriunda do projeto Aos professores, aos miseráveis, adeus e um conjunto de oito monólogos e uma leitura dramática gestados a partir do projeto cartas a ele.. Também no âmbito desse segundo projeto, como um desdobramento da linguagem audiovisual em fricção com o teatro, criamos videoperformances das ações realizadas no entorno dos monumentos investigados.

VIDEOPERFORMANCES
[CARTAS A ELE.]

Aqui você confere os programas performativos desenvolvidos pelo Núcleo Barro 3 e executados nas proximidades dos oito monumentos de São Paulo que foram alvo de investigação no projeto cartas a ele. no processo de pesquisa do espetáculo ERRANTES.

Foto: Cesar Barbosa, Kaique Chock e Thiago Rodrigues

MONÓLOGOS E LEITURA DRAMÁTICA [CARTAS A ELE.]

A primeira fase do projeto cartas a ele. realizada em 2021
contou com uma troca de correspondências entre o elenco e dramaturgas e dramaturgos, o que levou a oito monólogos registrados em vídeo. Além disso, esses textos foram compilados, sob a curadoria de Victor Nóvoa, resultando em um novo lido por nossos atores e atrizes em uma série de transmissões pelo Youtube. 

Foto: Cine Becos

AOS PROFESSORES ONLINE

Uma microssérie em três episódios que versam prioritariamente sobre como a pandemia alterou as relações educacionais em detrimento da necessidade de reclusão, do distanciamento social para a contenção da disseminação do vírus da COVID-19. Este produto audiovisual é fruto do processo de pesquisa para o espetáculo Aos professores, aos miseráveis, a Paulo, adeus

Foto: Acervo do Núcleo Barro 3